Diferenças entre Guindaste e Munk

Diferenças entre Guindaste e Munk

Entenda as diferenças entre Guindaste e Munk – Os veículos pesados são encontrados com certa frequência na construção civil, porque eles erguem, movimentam, baixam materiais pesados e promovem o içamento de diferentes cargas.

 

Em operação existem dois equipamentos diferentes, um é o guindaste e o outro é o caminhão munk que pode ser também chamado de guindaste articulado.

 

 

Qual equipamento utilizar: guindaste ou munk?

 

Dentro das construções, o guindaste é usado para elevar e também movimentar materiais pesados e peças por meio de um mecanismo muito mais eficiente do que apenas a força humana.

 

Como tem mobilidade elevada assim como capacidade, ele pode ser empregado em operações consideradas complexas e que precisam de um equipamento que seja robusto, mas que também tenha agilidade.

 

Para saber se o guindaste está apto para ser usado, será preciso levar em consideração a capacidade do equipamento em questão.

 

Diferentemente do guindaste, o caminhão munk apresenta grande porte devido ao seu braço hidráulico que promove o içamento dos equipamentos e das peças. Com isso, fica mais fácil realizar o descarregamento, o transporte, a remoção das máquinas e de peças pesadas em distâncias curtas e em alturas.

 

Para saber escolher entre um equipamento e outro é preciso levar em consideração o tipo de serviço em questão, o local onde o içamento ocorrerá, o peso e as dimensões dos equipamentos e das cargas que serão movimentadas.

 

É preciso ainda analisar a distância do equipamento que fará o içamento, pois isso implica na definição mais acertada da máquina que é a melhor para executar o serviço.

 

A atenção também deve ser redobrada quanto aos obstáculos ocultos, que normalmente estão escondidos no subsolo, como: solo inapropriado para operação, galerias, buracos e outros. As redes de alta tensão, árvores e construções próximas também merecem atenção, mas esses obstáculos estão visíveis.

 

Para que toda a operação seja feita de maneira eficiente é preciso que seja desenvolvido um plano de rigging também chamado de plano de içamento. Esse plano nada mais é do que um estudo das condições a fim de definir o posicionamento certo do guindaste ou do caminhão munk, o grau de inclinação da lança e da sua extensão.

 

Não é permitido fazer o reaproveitamento do plano de rigging, pois cada ambiente é único e essa reutilização pode resultar em graves problemas não só para o equipamento como também para o operador e os demais envolvidos no ambiente.

 

Diferenças entre Guindaste e Munk